Peanuts Completo: 1950-1952 – Charles M. Schulz

interlunio40-peanuts01Conhecendo a turma de Peanuts através das animações e das tirinhas mais clássicas, eu não imaginava que nos primeiros anos da obra os personagens e algumas situações eram um tanto diferentes. As tirinhas dos anos de 1950 a 1952 mostram momentos da turma do Charlie Brown mais voltados para a infância propriamente dita e o seu caráter universal ainda não estava completamente delineado. Alguns personagens ainda estão por desenvolver-se e outros vão ser descartados mais tarde.

A primeira tirinha
A primeira tirinha

É o caso de Shermy e sua namoradinha Patty Kieffer. Eles estão na primeira tirinha de Peanuts e tinham uma importância de protagonistas, junto com Charlie Brown, Snoopy e Violet, formando assim a primeira turminha.

Patty ou Lucy?
Patty, ou a primeira Lucy.
interlunio40-peanuts01-7b
Violet foi a primeira a segurar a bola

Aos poucos Shermy vai perdendo espaço e, como qualquer fã da série sabe, ele será eliminado das tirinhas no futuro, fazendo apenas um ou outra aparição. Por outro lado, três personagens importantes surgem como bebês. Primeiro é Schroeder e, logo em seguida, Lucy.

interlunio40-peanuts01-6b
Schroeder e seu piano
Lucy ainda pequenina
Lucy ainda pequenina

Os dois muito rapidamente ficam grandes o bastante para brincar com os outros mas ainda são crianças menores. Bem depois aparece o Linus, irmão da Lucy, e aqui ele ainda não fala, mal consegue ficar sentado.

Linus bebezinho
Linus bebezinho

Engraçado acompanhar o desenvolvimento da personalidade de cada um. Percebe-se que a Lucy irá se tornar um misto de Patty, que é um tanto violenta com os meninos, e Violet, criativa e vaidosa. Charlie Brown já possui todas suas características mas aqui ele também tem seus momentos de brincadeirinhas ofensivas com outras crianças. Shroeder já nasce fã de Beethoven e Snoopy já é completamente humanizado mas não parece necessariamente ter dono ainda.

interlunio40-peanuts01-4b

Apesar de Schulz retratar a década de 50 e seus valores, bem como os costumes americanos – esportes, datas comemorativas, brincadeiras – Peanuts é uma obra que já nasce acessível a todos, com seus cenários enxutos e diálogos inteligentes. Agora é continuar a leitura dos próximos anos e ir descobrindo como Charlie Brown e sua turma se tornaram o fenômeno que são.

Anúncios

4 comentários sobre “Peanuts Completo: 1950-1952 – Charles M. Schulz

  1. Tem como não amar essas tirinhas? kkkkkk Valem super a pena. Comprei os três box que, alias estão um “brinco” de edição, um excelente trabalho da editoara L&PM

    XXX

Deixe um comentário e eu responderei aqui mesmo. Obrigada pela visita!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s