As leituras de 2014

2014 foi um ótimo ano de leituras! Apesar de ter lido apenas 60 livros, foram 15.165 páginas lidas, bem mais do que o ano passado, o que significa que neste ano dei preferência por livros longos. Este ano consegui participar de todas as leituras oficiais do fórum e os projetos de leitura até que foram bem. Li muita literatura americana e britânica e pouca literatura brasileira, em relação ao ano passado. Infelizmente, dos 60, foram apenas 18 livros escritos por mulheres.

Os melhores
14_fazenda51_middle28_matadouro48_duna
As minhas melhores leituras foram A Fazenda Africana e Middlesex. Os dois carregam as características que mais gosto nos livros: boa escrita, bons personagens e leitura prazerosa. Não foi diferente com Matadouro 5 e Duna, que foram, sem dúvida, as leituras mais divertidas.

Os piores
16_subita34_lualar41_lolita49_doist
Morte Súbita, da J.K. Rowling, foi um susto: a autora parece que quis provar alguma coisa ao fugir tanto do seu estilo da série Harry Potter. O resultado é um livro seco e desagradável, com personagens mais desagradáveis ainda. Lua de Larvas é uma distopia juvenil bem insossa, uma reciclagem das distopias clássicas com intenção de fofura. Lolita, de Nabokov, foi uma decepção grande. O belo estilo de escrita do autor não foi suficiente para me fazer gostar de uma história incrivelmente chata. Por fim, a pérola da tortura: Amor em dois tempos, de Lívia Garcia-Roza. Dei esse livro de presente de amigo secreto e fiquei curiosa para ler, mas quando acabei me arrependi de ter dado. Uma história que não leva a lugar nenhum, personagens sem consistência, expectativas construídas que não levam a nada e repetição sem fim das mesmas situações.

Meta de 60 livros
Até que foi cumprida, às custas de alguns quadrinhos e livros bem curtos no final do ano.

Clássicos do ano
20_howardsend_book21_tomjones26_letra39_amarelinha41_lolita
Alguns clássicos que li: Howards End, do E.M. Forster, Tom Jones, do Henry Fielding, A letra escarlate, de Nathaniel Hawthorne, O Jogo da Amarelinha, do Julio Cortázar e Lolita, de Vladimir Nabokov.

Quadrinhos
12_persep18_piteco24_y33_fab_0354_cases
Parece que a cada ano que passa eu leio menos quadrinhos. Mas tive um saldo bom: li Persépolis, da Marjane Satrapi; 2 volumes do Graphic MSP, Piteco e Bidu; os 10 volumes da saga Y, de Brian K. Vaughan; uns dois ou três volumes de Fábulas, de Bill Willinghan e o relançamento de Violent Cases, de Neil Gaiman e Dave McKean. Os preferidos foram Persépolis e Y.

Fórum Entre Pontos e Vírgulas
59_200126_letra36_secreta
Se não me engano, as melhores discussões foram: 2001, uma odisseia no espaço, A letra escarlate e A história secreta, de Donna Tartt. Com exceção de Lolita, gostei muito de todas as leituras.

Leituras marcantes
04_menina13_degrau36_secreta44_inverno447_americanah
Foram leituras que por algum motivo não marquei com 5 estrelas mas que causaram muito boa impressão em mim. Travessuras da menina má, que é daqueles livros que são apenas gostosos de ler; No degrau de ouro, um livro de contos que me marcou, com uma autora que me intriga muito; A história secreta, uma narrativa que eu não conseguia parar de ler com uma escrita deliciosa; Diário de Inverno, um livro simples que me surpreendeu e Americanah, de Chimamanda Ngozi Adichie, com uma escrita um tanto genérica, que me incomodou um pouco no começo, mas um livro com muita força e personagens incríveis.

Projetos de leitura
E os projetos, andaram? Do Projeto Kundera infelizmente não li nenhum livro, mas os outros projetos andaram.
10_distante13_degrau23_road31_suave41_lolita

40_cheever27_autoalice42_mulherzinhas02_mansf56_sono
Para o Projeto Para ler como um escritor, li 10 livros: Um episódio distante, de Paul Bowles; No degrau de ouro, de Tatiana Tolstaya; Foi apenas um sonho, de Richard Yates; Suave é a noite, de F. Scott Fitzgerald; Lolita, de Vladimir Nabokov; 28 contos de John Cheever; A autobiografia de Alice B. Tocklas, de Gertrude Stein; Mulherzinhas, de Louisa May Alcott; Contos, de Katherine Mansfield; e O sono eterno, de Raymond Chandler. A maioria proporcionou leituras excelentes.
14_fazenda25_amante27_autoalice46_michele02_mansf
O Projeto Mulheres Modernistas também foi muito bem e todas as leituras foram maravilhosas: A fazenda africana, de Karen Blixen; O amante, de Marguerite Duras; A autobiografia de Alice B. Tocklas, de Gertrude Stein; Caro Michele, de Natalia Ginzburg; e Contos, de Katherine Mansfield.

14 comentários sobre “As leituras de 2014

  1. Oi Lua!

    Gostei muito dos seus livros! Tem alguns dos meus lidos e muitos dos desejados 🙂
    Estou doida para ler Duna!!

    Legal esse projeto do “Para ler como um escritor”. Estou lendo esse livro no momento e gostando muito!

    Beijos!

    1. Oi, Priscila! Duna não agradou algumas pessoas que participaram da discussão do fórum, então acredito que seja daqueles ame ou odeie, sabe? Mas é um livro que vale a pena ler e eu adorei. Esse projeto já me rendeu leituras maravilhosas, Priscila, se um dia você se empolgar, faça porque os livros são bem diferentes. =) Beijo!!

  2. Mas que coisa linda esse post!
    Lua, como você encontra essas fotos dos livrinhos de ladinho? 😮 hahhahuahuahauha
    que pena que você não gostou do Morte Súbita.. mas quanto ao Lua de larvas, concordo plenamente…
    você leu tanta coisa linda que se eu comentasse sobre tudo pelo qual me interessei, não terminaria hoje..
    mas tenho a dizer que A fazenda africana não passa de 2015 para mim! ^^ lembro do seu comentário no meu vídeo quando o mostrei pela primeira vez… estou muito ansioso para ler!
    que bom que você leu mais que no ano passado! (em termos de páginas, como você sinalizou..)
    eu adicionei poucos livros a minha meta de 2015, cerca de 30. mas são todos muito grossos! ficarei contente se eu conseguir ler essa pequena quantidade, porque mesmo 30 sendo miséria (rs) tenho certeza de que os livros são maravilhosamente grandiosos!
    também quero muito Middlesex! beijo!!!

    1. Obrigada, Henrique! =)
      Tomara que eu goste dos livros policiais da Rowling, acho que serão mais suaves que o Morte Súbita.
      Espero que goste de A fazenda africana, apesar de que eu deixo todo mundo com expectativas muito altas em relação a ele, rs.
      Ah, com certeza você não irá ler apenas 30. Eu fiz uma meta de 65 para esse ano, acho que não irei conseguir a menos que eu leia muitos juvenis e quadrinhos, hehehe. Beijo!

  3. Esse foi um ano de muitos tijolões. Parabéns! Tomara que 2015 seja ainda melhor. Alguns desses livros pretendo ler em breve. Estou adiando há muito tempo a leitura de Lolita, porque o tema é desconfortável para dizer o mínimo. Você gostou de Fábulas? Beijos

    1. Flávia, o tema de Lolita é realmente desconfortável, mas não foi isso que não me fez gostar do livro, sabe? Você já leu O Colecionador, do John Fowles? É um livro que também dá muita raiva do narrador, mas é uma história muito mais rica, na minha opinião.
      Estou lendo Fábulas bem aos pouquinhos, mas ainda não me conquistou, infelizmente, e olha que eu adoro fábulas, mas ainda tenho esperança de que vou gostar mais com o tempo. =D
      Beijinho!

  4. Ooooi Lua! Muita coisa boa, viu? Coloquei vários na minha listinha! Lua de Larvas eu achei bom! Uma ficção científica narrada por uma criança já foge do comum. Me conquistou por causa disso.Ah, e tbm gostei do formato da história. Tenho restrições quanto ao final, e mesmo sabendo que é uma FC e aceitando a “mitologia”, alguns pontos do final não me convenceram rsr. Menina, estou ALUCINADA para ler A História Secreta! Mas eu quero o livro com essa capa sinistra aí, não quero a capa nova! Mas está muito difícil de encontrar! Middlesex estou ensaiando a compra! E Fazenda Africana e Duna serão lidos esse ano! Certeza!
    Bjo enorme pra vc!! Isa – LidoLendo.

  5. Oi, Lua!
    Você leu bastante, considerando que muitos foram livros grossos e ainda tem que reservar um tempo para a Olivia!
    Vários títulos aí estão na minha lista. ‘Lua de Larvas’ me deixa curiosa e dividida: já ouvi muitos elogios e muita reclamação. Vou ter que ler para descobrir…
    bjo

    1. Pois é, Mi, meu tempinho de leitura está ficando cada vez menor, então acho até que me saí bem, só não posso chegar aos seus pés, né? rsrsrs Eu achei Lua de Larvas bem caldo de bila, mas acho que muita gente gostou. =)
      Beijo!!

  6. Eu não acredito que ainda não tinha lido esse post, Lua. Quantos livros maravilhosos!
    Fiquei surpresa por você ter gostado de Middlesex. A Gláucia e a Márcia Cogitare comentaram que não gostaram muito. Do Eugenides eu só li As Virgens Suicidas.
    Anotei seus quadrinhos aqui para procurar depois.
    Beijo! ^_^

    1. Duda, eu nem acreditei quando eu vi a Gláucia dizer que não gostou, eu acho esse livro muito bom! Assim como com ela, o livro não era o que eu imaginava, mas por isso mesmo eu gostei mais ainda, rs. Beijo! =)

Deixe um comentário e eu responderei aqui mesmo. Obrigada pela visita!

