Ela tem olhos de céu – Socorro Acioli [Vencedor do Prêmio Jabuti 2013 de Livro Infantil]

43_olhosA primeira vez que li esse livro, ainda antes de vê-lo impresso, fiquei apaixonada por essa história ao mesmo tempo melancólica e cheia de humor, contada em versos por Socorro Acioli e ilustrada maravilhosamente por Mateus Rios. Trata-se da história de Bastiana, uma menina que comanda o clima de sua cidade conforme suas emoções. Se está bem, faz sol. Se chora, o céu chora junto. Em Santa Rita do Norte (talvez uma referência à santa que faz florescer o que está seco) o povo sofre com a falta de chuva e logo que Bastiana nasce, já traz com seu choro uma tempestade.

“Quanto mais ela chorava
Mais o céu escurecia”

Se de início o acontecimento parece uma benção, com o tempo vai se tornando um fardo para a moça e a família, já que as pessoas vão querer usar Bastiana conforme suas necessidades de estiagem ou chuva. E ao descobrir o que a faz chorar e o que a faz feliz vão assim manipulando suas lágrimas, tirando-lhe a paz, o que culmina com a tentativa de expulsá-la da cidade.

Essa bela aventura de cordel não tem um final típico do gênero e talvez aí eu esperasse algo mais dentro do padrão, com o problema de Bastiana mais resolvido, por exemplo, ou mesmo prolongado por um grande amor – o que é apenas indicado como possibilidade na história. Também não há um padrão rigoroso no número de sílabas dos versos, o que dá uma leve rasteira no ritmo poético aqui e ali, mas nada que comprometa o poema como um todo. O diálogo entre Acioli e Rios, no entanto, foi perfeito: os dois trabalham muito bem a dualidade do sol e da chuva, do marrom e do roxo, do seco e do molhado, do feliz e do triste.

No mais, um lindo livro para todas as idades e um prêmio mais do que merecido a uma autora que ainda vai dar muito o que falar na Literatura Brasileira.

43_olhos2

15 comentários sobre “Ela tem olhos de céu – Socorro Acioli [Vencedor do Prêmio Jabuti 2013 de Livro Infantil]

  1. Eu já tinha achado poético o título e a capa, e agora eu o estou desejando muito, pois vc me deixou com “água na boca” por ele, Lua!! 😉

    Xerinhos

  2. Quero muito! Procurei aqui no Rio na Primavera dos Livros e tinha esgotado; agora vou pedir na editora.
    Gostei muito da sua resenha, Lua, e estou doida para conferir essa combinação entre o texto e a imagem nessa obra linda. 😉
    Beijos!

  3. Primeiramente, parabéns a Socorro Acioli! Os cearenses vão dominar o mundo \o/ Somos cabra da peste ;D Fiquei bastante curiosa para conhecer a história da Bastiana ^_^ Quero muito ler “Ela tem olhos de céu”!! (adorei o título!)
    Beijos, Lua!

  4. Os títulos Biruta/Gaivota me encantam, tenho vontade de comprar todos :3

    “Ela tem olhos de céu” não seria diferente, título lindo, ilustrações lindas… Acho que vou adorar 😀
    Espero poder lê-lo em breve.

    Beigos!

    1. São mesmo lindos os livros da editora, Maura! Da mesma autora tem o A Bailarina Fantasma, que é mais juvenil, bem legal também.
      Beijinho!!!

  5. Fiquei encantada com essa história e curiosa para saber esse final “não típico”, rs. Também vou procurar para comprar. Esse livro deve ser lindo!
    beijo grande,

  6. Finalmente vim aqui comentar! Só de ver a capa e o título, já dá vontade de ler. E adorei a ideia de uma garota que controla o clima com suas emoções! Mais um para a listinha 😉
    bjo

Deixe um comentário e eu responderei aqui mesmo. Obrigada pela visita!

