Cinema: 10 Questões

Como faz tempo que não falo sobre filmes aqui, vou aproveitar para responder duas correntes sobre Cinema que achei bacanas. Caso alguém queira respondê-las também em seu blog, fique à vontade!

Tag 5 perguntas (Cinema)*


1. Em qual filme você gostaria de morar?
Gostaria de morar em A Viagem de Chihiro, simplesmente porque é o mais lindo filme que eu já vi. Mas para escolher um que não seja animação, eu moraria em Matrix e aprenderia kung-fu em alguns segundos.


2. Qual personagem você gostaria de ser?
Adoraria ser Celine, de Antes do Amanhecer e Antes do Pôr-do-sol. Linda, inteligente, divertida e aventureira.


3. Que filme você mudaria o final?
Vinhas da Ira. O final do livro é uma das coisas mais lindas da literatura; acaba sendo inevitável ficar frustrado com o final diferente, ainda que o filme seja muito bom.


4. Que filme gostaria de ter realizado?
Imagino que deve ter sido muito divertido fazer Monty Python Em Busca do Cálice Sagrado. Mil vezes que eu assista esse filme, mil vezes eu morro de rir.


5. Que título de filme você acha fantástico?
Um Bonde Chamado Desejo (infelizmente no Brasil foi lançado como “Uma Rua chamada Pecado”).

Meu TOP 5 de Questões Aleatórias (Cinema)**


1. Terror, Suspense e Tortura
Não assisto a filmes de terror ou com cenas pesadas de pessoas sendo torturadas, me fazem muito mal. Também não suporto filmes com um assassino mascarado qualquer matando todo mundo sem motivo. Como sou muito ansiosa, qualquer filme com muito suspense já me deixa um pouco irritada, mas se for um bom filme, como os de Hitchcock, por exemplo, então fica tudo certo. Indicação: Um Corpo que Cai.


2. Filmes de Justiceiros
Qualquer pessoa que viva numa cidade violenta tem seus momentos de revolta com o crime e a impunidade, então não há como evitar a fantasia de um justiceiro: seja um cowboy num faroeste, seja um policial que foge à regra, como Dirty Harry, esses homens invencíveis nos dão a sensação de que pode haver alguma justiça ou mesmo vingança em situações extremas. O justiceiro é uma falsa ilusão de poder na vida real, mas uma ótima válvula de escape na ficção. Indicação: Os Imperdoáveis.


3. Irresistíveis
É mais forte que eu. Se estiver passando na televisão algum filme da minha infância e adolescência, eu tenho que assistir a pelo menos uma parte. Vi mil vezes: Fúria de Titãs, As 7 Faces do Dr. Lao, Simbad e o Olho do Tigre, As Novas Viagens de Simbad, quase todos os filmes de John Hughes e mil outros que todo mundo da época conhece. Indicação: Feitiço do Tempo.


4. Roteiro
A coisa que mais me chama a atenção num filme é o roteiro. E depois que eu li o Story, do Robert Mckee, virou quase uma mania observar a estrutura dos filmes que assisto. Uma boa direção e fotografia são uma delícia de ver, mas dificilmente são suficientes se o roteiro não for bom. Indicação: os roteiros de Bergman, de Kaufman, do Tarantino e do Arriaga.


5.Adaptações da Literatura para o Cinema
Ver uma adaptação pode ser uma faca de dois gumes porque é impossível competir com sua imaginação pessoal, mas ao mesmo tempo é muito divertido ver a interpretação de um diretor para algo que funcionou tão diferentemente na sua cabeça. Acho mais importante que o filme seja fiel ao espírito geral do livro: filmes extremamente fiéis aos detalhes do livro tendem a não acrescentar muito. Indicação: Drácula de Bram Stoker.

*A tag 5 perguntas foi elaborada originalmente sobre Literatura pela Juliana, de O Batom de Clarice. A versão cinema eu vi em um vídeo da Mercedes, do Meus Olhos Verdes.
**A tag Meu TOP 5 de Questões Aleatórias é uma tag do Conversa Cult que me foi proposta pela Michelle, do Resumo da Ópera. Originalmente a tag é para falar de tudo, mas eu adaptei para cinema porque não consegui me resolver nas respostas.

18 comentários sobre “Cinema: 10 Questões

  1. Gostei da sua adaptação do TOP 5 (embora eu ache mais difícil responder às perguntas da sua versão do que sobre coisas aleatórias…).
    Sobre os filmes que você citou, não consigo gostar de Monty Python. Já tentei ver várias vezes, mas tirando uma ou outra cena, não me divirto tanto.
    E suspense é meu gênero favorito! Lógico que ver cenas de tortura não é agradável, mas é mais forte do que eu! Adoro ficar tensa na poltrona (ou sofá)!
    E Drácula de Bram Stoker é a versão definitiva da história. Simplesmente imbatível!
    bjo

    1. Oi, Michelle! Ah, que pena que você não gosta de Monty Python, mas humor é uma coisa tão pessoal, né? Olha só, filmes de terror e tortura eu me sinto super mal, não consigo dormir à noite, sou muito impressionável. Fico chateada porque acabo perdendo muito filme bom com isso, mas realmente eu prefiro minha paz, rs.
      Menina, eu tive que adaptar porque não consegui pensar em respostas legais como as suas, quando eu vi eu já tinha feito 3 sobre cinema, aí resolvi abraçar o tema de vez, rs. Beijos, querida, obrigada pela indicação!!! 😉

  2. Estou naquele momento de: Jon, vá ver mais filmes! Não conheço metade dos filmes listados! A Viagem de Chihiro eu conheço, pois sou fanático por Animação Japonesa, mas o resto? Não faço idéia.
    Vou dar uma procurada nos títulos para ver, porquê, né? Mwuahaha.
    Beijos.

    Jon

    1. Jon, vá ver mais filmes! rs
      Brincadeira, é comum ter fases na vida da gente que uma ou outra forma de arte fica de lado. =)
      Beijo!!!

  3. Lua, amei TODAS as suas citações, e devo dizer que a senhorita tem ótimo gosto cinéfilo.
    Também gosto muito de todos os filmes do Monty Python, morro de rir, mas este e o “A vida de Brian” são os melhores!
    “Um Bonde Chamado Desejo” eu já li (e amei!) mas ainda não vi o filme, vi só algumas cenas pelo youtube, vc sabe aonde posso encontrar ele pra baixar? Marlon Brando novinho era um pitelzinho heim, benzadeos! rsrsrsrs
    Hitchcock, Tarantino, Bergman… só coisa LINDA!

    Um beijão Lua, adorei esse post. ❤

    1. Obrigada, Eni!!! Os meus preferidos do Monty Python também são esses dois. Olha, já faz tempo, mas eu acho que baixei daqui. Marlon Brando nesse filme realmente é uma coisa, rs.
      Beijão!!!

  4. Adorei esse post Lua! ótimas indicações!
    Vc viu que vai ter uma continuação do ‘Antes do pôr-do-sol’?? Acho que sai esse ano, pelo que li esses dias; eu só assisti o ‘Antes do amanhecer’, mas estou baixando, por coincidência neste momento, o segundo, fiquei curiosa com essa continuação.
    Monty Pyton eu só vi ‘A vida de Brian’ e achei muito engraçado! E Tarantino eu sou suspeita pra falar, AMO demais os filmes dele. Vc já viu Pulp Fiction? Sempre lembro de uma cena dele aqui!!!

    Bjus e até mais!

    1. Oi, Cah! Obrigada! Já ouvi falar que haveria uma outra continuação, mas estou por fora se fizeram mesmo, espero que tenha o mesmo nível dos outros filmes.
      Já vi Pulp Fiction sim, mas na época em que ele foi lançado, preciso ver de novo, não lembro de muita coisa! Beijos, querida!!! =)

  5. Lua, que saudade!! Cadê você hein dona moça??
    Seu gosto por filmes é tão lindo e fantástico quanto por livros!! Me identifiquei com várias escolhas e outras entrou pra lista do que preciso ver!!
    Some nãooooooooo!! Já basta eu de sumida nessa vida bloguística kkkk
    Beijo!
    Tati

    1. Tati, estou tentando voltar, mas está difícil!!! Depois te explico o motivo.
      Que bom que você gostou das respostas! Beijão, querida!!! =)

        1. Ô Michelle, tô querendo voltar a postar, mas a vida não tá deixando! rs
          Estou com muita saudade da interação por aqui! Mas continuo lendo tudo que você posta, viu? Beijos e até breve! =)

  6. O cinema é um meio de expressão belíssimo,o lado ruim dele é que é muito sucetível ao mercado. O mesmo ocorre com a Literatura, por exemplo, mas na sétima arte sinto um ar mais pesado desse quesito. De todas as formas, é uma arte que aprecio demasiadamente.

    Gostei das indicações, só fiquei indagado acerca de uma delas: Drácula de Bran Stoker. Eu vi este filme com minha namorada, e confesso que não li o livro (não sou muito fã da personagem), mas ela, sim; e ambos achamos o filme horrível, sério. Ficamos muitas vezes tentados a deixar o filme de lado, mas acabamos assistindo inteiro. Vejo várias críticas boas ao filme, mas, definitivamente, não consigo enxergar uma boa produção nele.

    Off topic: comecei a ler o blog hoje por indicação do Dose Literária, e estou gostando muito. Parabéns!

    1. É verdade, Jonathan! O cinema é mais fácil de “se vender”, realmente. Quanto ao Drácula, bom, quando o vi no cinema eu tinha uns 16 anos e me encantou profundamente, especialmente pela sua estética, que achei belíssima. Depois de revê-lo anos depois, ainda assim o julguei um filme muito bom, com todo jeito de um clássico, especialmente pela interpretação do Gary Oldman. Mas isso é muito pessoal, não sei como ele funcionaria para alguém o vendo pela primeira vez nos dias de hoje, fora as expectativas que cada pessoa tem. Eu também tenho minha parcela de clássicos que não me agradam.
      Obrigada pelo comentário, volte sempre por aqui! O blog está passando por uma pausa mas espero atualizá-lo em breve!
      Abraços!!!

Deixe um comentário e eu responderei aqui mesmo. Obrigada pela visita!

