A Arte da Ficção – David Lodge


A Arte da Ficção é um pequeno livro de David Lodge para iniciantes no estudo da Literatura, que foi lançado aqui no Brasil pela L&PM. Como foi escrito originalmente sob forma de artigos para jornal, endereçados ao leitor comum, o texto é simples e didático e bem gostoso de ler. São 50 capítulos curtos, cada um tratando de uma característica própria do gênero romance. O autor inicia com um trecho de uma obra e a partir do exemplo analisa brevemente aquele romance através do assunto em questão.

Os tópicos são os mais diversos, de tipos de romance a recursos estilísticos, e abarcam muitas questões, tanto clássicas quanto modernas (o livro é de 1992), tais como: Ponto de vista, Ambientação, Simbolismo, Motivação, Metaficção, Realismo mágico, O leitor no texto, O futuro imaginado etc. No primeiro parágrafo sobre metaficção, por exemplo, ele comenta sobre essa febre da literatura contemporânea:

“Metaficção é a ficção que versa sobre a si mesma: romances e contos que chamam a atenção para o status ficcional e o método usado em sua escritura. O avô de todos os romances metaficcionais foi Tristram Shandy, cujos diálogos entre o narrador e os leitores imaginários são apenas um dos inúmeros recursos que Sterne usou para realçar a lacuna existente entre a vida e a arte, que o realismo tradicional tenta ocultar. A metaficção não é, portanto, uma invenção moderna, mas uma forma que muitos escritores contemporâneos julgam interessante, porque se sentem sufocados por seus antecedentes literários, oprimidos pelo medo de que tudo o que tenham a dizer já tenha sido dito antes e condenados pelo ambiente cultural moderno a ter essa consciência.”

Enquanto ex-professor, Lodge acaba dando, em cada capítulo, uma pequena aula sobre a narrativa romanesca, mas aqui e ali também fala de sua experiência como escritor e descreve alguns processos de escrita utilizados por ele e pelos autores referidos no livro, o que pode ser interessante para escritores iniciantes. O livro pode ser visto também como um bom guia de leitura, pois me deixou interessada em vários livros citados. No entanto, vejo A Arte da Ficção mais útil para estudantes ou aquele leitor comum que quer ir além do enredo dos livros que lê e que procura entender melhor como os efeitos literários de um texto são boa parte de uma experiência rica de leitura.

Anúncios

4 comentários sobre “A Arte da Ficção – David Lodge

  1. Ótima indicação Lua =)
    Não conhecia, mas fiquei muito interessada.
    Estou conhecendo aos poucos seu blog, um mês de cada vez e gostando cada vez mais!
    Beijos
    Tati

Deixe um comentário e eu responderei aqui mesmo. Obrigada pela visita!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s