Kindle

Recente adquiri um Kindle e posso dizer que já me adaptei e estou gostando. Eu tinha uma certa experiência em ler digitalmente num Ipod Touch, mas como a tela é pequena a leitura nunca foi muito agradável. Fora que nunca tive coragem de comprar livros para ler nele, então aproveitava apenas para e-books gratuitos ou os que encontrava aqui e ali, geralmente bem bagunçados por não haver o mínimo de diagramação. Com o Kindle o conforto é muito maior, pois é um dispositivo feito para leitura, com todos os recursos de imitar o papel, como o uso da tinta eletrônica, que ajudam a não cansar a visão. A tela não é exatamente grande, eu esperava algo um pouco maior, mas corresponde mais ou menos a um livro de bolso, o que é suficiente pra mim (clique na imagem acima para ver em tamanho real).

Num primeiro momento estranhei o contraste. O fundo acinzentado me incomodou, afinal as páginas dos livros de papel são brancas ou amareladas, e não cinzentas. Depois fui percebendo que isso melhorava muito dependendo da luz que eu usava para ler e hoje já estou completamente acostumada. Acredito que esse tom frio é para não agredir muito a visão, mas ainda assim eu preferia que o fundo fosse mais amarelado. Comparei com o Kindle de uma amiga, que tem um modelo mais antigo, o dela me pareceu bem menos cinza, então pode ser que varie de modelo pra modelo.

Ainda não comprei nenhum livro por ele, simplesmente porque comprei muitos livros ultimamente e estou querendo esperar um pouco, mas existem alguns clássicos disponíveis gratuitamente que já baixei, fora as amostras que são muito boas para escolher melhor o que vale a pena comprar. Como é tudo muito recente ainda não procurei livros em português, mas acredito que usarei mais o Kindle para ler livros em inglês mesmo, pois é uma maneira incrível de comprar livros importados mais baratos e sem frete. Fora o dicionário que vem incluso, que permite que você acesse o significado das palavras sem sair da página que está sendo lida. Adoro o fato dele ter uma bateria tão durável (1 a 2 meses) e os papéis de parede quando está desligado são muito legais. Além disso, é engraçado ter a sensação de usar um aparelho com um pé no passado, talvez por sua tecnologia ser ainda uma coisa nova ou justamente por querer imitar algo analógico.

Não é a mesma coisa de ler um livro de papel, é claro. Apesar de ter recursos como marcador, anotações e destaque de texto, o lado lúdico de apreciar a capa ou sentir a textura das páginas se perde, mas se você levar em conta a leitura pela leitura é a mesma coisa. Existe o boato de que em breve ele será vendido aqui no Brasil por cerca de 200 reais. É um preço bom, quem compra pela Amazon tem que pagar o dobro por conta do imposto e apenas alguns modelos são disponíveis internacionalmente. Talvez aí apareçam mais títulos em português e e as pessoas se interessem mais por esse jeito alternativo de apreciar uma boa leitura.

4 comentários sobre “Kindle

  1. Nunca tentei usar um, mas geralmente tenho problemas em ler na tela. Embora eu trabalhe o dia inteiro lendo no computador, não consigo fazer isso na hora do lazer. Se vou ler uma matéria on-line, por exemplo, já desisto se for muito longa. Acho cansativo. Quem sabe um dispositivo que foi pensado para a leitura funcione melhor, né?
    bjo

    1. Michelle, o kindle é bem diferente das telas de computador e ipad, até porque não tem luz e não cansa a vista. Eu também não curto ler em telas, mas com o kindle é diferente porque é tudo fosco, inclusive não dá pra ler no escuro, como se fosse um livro mesmo. Se você tiver oportunidade de experimentar é uma experiência legal, estou gostando muito. Beijo! =)

      1. Michelle, a Lua tem razão, ler no Kindle é bem diferente de ler em telas de cristal líquido – vc não se cansa, não tem o efeito do reflexo… O que acho mais legal é que, quando estou lendo na cama antes de dormir, não preciso ficar virando de um lado para outro, como faço com os livros de papel…

Deixe um comentário e eu responderei aqui mesmo. Obrigada pela visita!

