Ode a uma Estrela – Pablo Neruda

A Cosac Naify de vez em quando faz umas promoções em sua loja e recentemente eu aproveitei para comprar alguns livros, dentre eles este infanto-juvenil, com poema de Pablo Neruda e ilustrações de Elena Odriozola.
É um livro muito bonito, com todo aquele cuidado de sempre que a editora tem, mas eu fiquei um pouco decepcionada pelo fato dele conter apenas um poema curto. Ainda que seja uma publicação para crianças e que o poema do Neruda seja realmente especial, foi meio frustrante consumir o livro em poucos minutos. Isso é que dá gostar de livro infantil.

O poema, que foi retirado do livro Odes Complementares, de 1957, conta a história de um homem que rouba uma estrela do céu e o transtorno que vira sua vida depois disso. Tentando manter o brilho da estrela só para si ele percebe que guarda algo que não pode possuir, algo que é maior do que pode suportar. As ilustrações dão uma dimensão bem melancólica à história e têm um tom quase cômico.

Desde que visitei as casas do Neruda, no Chile, eu fiquei interessada em sua obra, de que li apenas textos esparsos. Mas agora sinto-me na obrigação de procurar uma obra mais completa para realmente conhecer seu trabalho.

__
Livros relacionados:

2 comentários sobre “Ode a uma Estrela – Pablo Neruda

  1. Achei o livro uma graça e amei o poema. Não cheguei a ficar frustrada, mas triste. Sério mesmo, fiquei tristonha. Acabei relendo ^_^. Enfim, quero ler mais Neruda!
    Beijos!

Deixe um comentário e eu responderei aqui mesmo. Obrigada pela visita!

