Fahrenheit 451 (1966) – François Truffaut

Depois de assistir a Le quatre cents coups, ano passado, fiquei muito curiosa em ver mais coisas de Truffaut. Mas para ver Fahrenheit 451, eu quis primeiro ler o livro de Ray Bradbury. E para isso eu tinha que antes ler 1984 e reler Admirável Mundo Novo. Depois desse festival de distopias, finalmente voltei ao ponto de partida.

Existe muita fidelidade ao livro de Bradbury nesta versão de Truffaut,  mas acho que o diretor foi além e conseguiu me convencer mais. Em alguns pontos ele foi mais radical: até os créditos iniciais do filme são narrados e a própria palavra escrita é proibida (se não me engano no livro existem outros tipos de leitura). O foco da proibição do livro é pela forma como eles podem deixar o ser humano infeliz (porque fazem questionar o mundo) ou como eles podem lhe dar uma arrogância intelectual. Nesta sociedade, todos devem ser iguais e a leitura faz com que os leitores se sintam superiores.

Alguns personagens foram limados e Clarisse ganha mais idade e tem um destino diferente, inclusive achei muito bacana a escolha de usar a mesma atriz para fazer o papel de Mildred (no filme ela se chama Linda). Interpretei como uma maneira de demonstrá-las como versões diferentes de uma mesma mulher,  ou como a educação pode levar alguém a caminhos diferentes. A Clarisse do livro é mais interessante e sábia, no filme ela tem um outro tipo de importância. Claro que não correspondeu ao imaginário pessoal que construí quando li, afinal o filme é de 1966, com estética e estilo de atuação próprios, e o livro, que tem pouca descrição de tempo e lugar (com exceção da referência a um passado em que os livros eram permitidos), faz o leitor, ou pelo menos me fez, imaginar um mundo de acordo com sua própria época, mas não há como ficar indiferente à direção única de Truffaut e sua visão pertinente da obra de Bradbury.

4 comentários sobre “Fahrenheit 451 (1966) – François Truffaut

Deixe um comentário e eu responderei aqui mesmo. Obrigada pela visita!

